Programa de Rastreabilidade

O Programa NON GMO (não geneticamente modificado) tem o objetivo de garantir a qualidade e certificar nossa fabricação de produtos não transgênicos. Por meio de um rigoroso sistema de rastreabilidade, todo nosso processo produtivo é verificado, desde a origem das sementes, acompanhamento, plantio, desenvolvimento vegetativo das plantas e da colheita, armazenagem, logística, processamento nas indústrias, transporte, até a entrega do produto final, no Brasil e no mundo.

O Grupo Caramuru possui três unidades voltadas para a produção de não transgênicos (NON GMO), localizadas nas cidades de Sorriso, no estado de Mato Grosso, São Simão e Itumbiara, em Goiás. Para cumprir os requisitos do nosso programa de rastreabilidade – Hard IP, que realiza uma série de auditorias e inspeções em cada etapa do processo produtivo, desde a origem das sementes, acompanhamento, plantio, desenvolvimento vegetativo das plantas e da colheita, armazenagem, logística, processamento nas indústrias e transporte até a entrega do produto final no Brasil e no mundo.

As avaliações são feitas separadamente em laboratórios onde são realizados testes enzimáticos e PCR (Polymerase Chain Reaction) da soja e dos seus produtos finais, como farelos, lecitina e SPC, tanto na indústria como na recepção e embarque do porto.

O programa teve início na safra 2000/2001, criando estratégias de incentivo ao produtor. Ao longo das safras subsequentes, o NON GMO foi se consolidando e se aperfeiçoando. Fizemos também uma parceria com os detentores da genética e as empresas multiplicadoras, viabilizando a produção da semente NON GMO com a comercialização antecipada.

Junto à Associação Brasileira dos Produtores de Grãos Não Geneticamente Modificados (Abrange), a Caramuru também participou do Soja Livre, um programa que desenvolve parcerias com empresas obtentoras de genética de soja, aumentando a oferta de sementes NON GMO e garantindo maior liberdade e rentabilidade aos produtores que buscam mais opções e diversidade de cultivares de soja convencional, com destaque para a atuação no Mato Grosso.

Além disso, realizamos palestras sobre tecnologia de produção são ministradas constantemente aos produtores e técnicos, garantindo a especialização no cultivo de soja convencional. Também com o objetivo de evitar a contaminação da soja NON GMO, a Caramuru executa um plano de ações preventivas que compreende treinamentos com produtores e seus gerentes, vistorias nos armazéns dos produtores, visitas às lavouras e distribuição de cartilha com recomendações aos produtores, colaboradores e motoristas sobre os cuidados para evitar contaminação.