Commodities

Hoje temos como estratégia de crescimento a agregação de valor em commodities diferenciadas, com destaque para os não transgênicos (NON GMO), matéria-prima para nossos produtos vendidos no varejo, como óleos e bebidas à base de soja e milho.

Todos os produtos NON GMO (SPC, lecitina e farelo de soja) passam por um rigoroso processo de controle e são habilitados pelas mais exigentes certificações, incluindo Kosher (nome dado ao conjunto de leis dietéticas do judaísmo) e Halal (a legislação alimentar dos muçulmanos), que atestam a qualidade, os padrões de higiene e o sistema de produção dos alimentos. O processo é auditado e atestado por empresas certificadoras reconhecidas internacionalmente.

Saiba mais sobre nossos produtos de commodities:

Proteína Concentrada de Soja – SPC (NON GMO)

A Proteína Concentrada de Soja (SPC) é um produto não transgênico, com alto teor de proteína (acima de 60%) e ambientalmente correto. É principalmente utilizado na aquicultura – como substituto da farinha de peixe nas rações, além da suinocultura, avicultura, equinocultura, bovinocultura e alimentação humana.

Inaugurada sua produção no início de 2013, a nova fábrica de SPC é fruto de investimentos de mais de R$ 100 milhões. O produto respondeu à expectativa da empresa e contribuiu para fortalecer a sua estratégia de agregação de valor em commodities diferenciadas, além de reforçar a entrada da Caramuru na Europa, Ásia, América do Sul e, em especial, na Noruega e outros países da Escandinávia.

Lecitina (NON GMO)

A lecitina tem como diferencial sua característica emulsificante. Aliadas a essa particularidade, suas propriedades de cor e sabor garantem uma boa aplicação em vários segmentos, como chocolates, margarinas, sorvetes, biscoitos, pães e massas, produtos instantâneos, doces e molhos. A lecitina também pode ser utilizada na fabricação de produtos dietéticos e farmacêuticos, devido ao seu alto valor nutritivo, e em cosméticos, devido à sua origem natural e vegetal.

Farelo de soja (NON GMO)

A Caramuru produz os farelos de soja Hipro (mínimo de 48% de proteína), Pellets (mínimo de 46% de proteína) e de casca Hi-Fiber. Todos os produtos são destinados à fabricação de ração animal. Com foco no mercado externo, o farelo Hipro NON GMO tem sua exportação fortemente voltada para a Europa.

Óleo de soja degomado

O óleo de soja degomado é utilizado na indústria alimentícia para a produção de óleo de cozinha, maionese, margarina e gordura vegetal, bem como na fabricação de biodiesel e na indústria química.

Destilado de óleos vegetais – DDOS

O ácido graxo destilado de óleos vegetais é extremamente rico em tocoferol e esteróis. O produto é muito utilizado por indústrias farmacêuticas e de cosméticos para a produção de vitamina E.

Óleo refinado de soja

A principal característica do óleo refinado é que, após a extração e degomagem do óleo bruto, são realizados os processos de refino, neutralização e clarificação. O produto é vendido envasado para o uso doméstico ou industrial, normalmente utilizado como matéria-prima para maioneses, margarinas e frituras.

Melaço de soja

O melaço de soja é resultado (subproduto) do processo de concentração de proteína para a produção do SPC e é utilizado na nutrição animal, na elaboração do etanol (álcool de soja) e também como combustível para geração de vapor.

 Glicerina

A glicerina é obtida durante o processo de produção do biodiesel. Muito utilizada na indústria química, farmacêutica, cosmética e alimentícia, é ideal para a elaboração de produtos de higiene e limpeza, tintas, pet foods, couro e outras aplicações. O mercado da glicerina está em expansão, e o Grupo Caramuru produz glicerina bruta de alta qualidade e elevado teor de glicerol, gerando um excelente rendimento nas operações de refinamento e diversas aplicações químicas.