ProTerra

Em 2006, a Caramuru aderiu ao ProTerra. Um programa de certificação que consiste em um padrão internacional de ética, responsabilidade social e sustentabilidade a todas as etapas da produção agrícola, transporte, armazenagem e processamento industrial.

A Caramuru foi uma das pioneiras do segmento alimentício na aplicação do programa, desenvolvido pela Cert ID Certificadora Ltda (Cert ID), hoje administrado pela Fundação ProTerra, estabelecida na Holanda em 2011.

O ProTerra promove a capacitação e a transferência de tecnologia em vários níveis, buscando a preservação dos recursos naturais, bem como o respeito aos direitos humanos e trabalhistas. Ao cumprir os 5.3 Proterrarigorosos procedimentos e normas do programa, a Caramuru garante o reconhecimento internacional de uma gestão socioambiental responsável.

Dentre outros requisitos, a certificação ProTerra determina o cumprimento de normas relacionadas à sustentabilidade ambiental, indicando que devem ser preservadas as florestas úmidas, matas ciliares, áreas alagadiças, pântanos, encostas acentuadas, áreas de alto valor para a conservação do meio ambiente e áreas indígenas.

Tanto a produção como os produtos da Caramuru derivados da soja NON GMO são certificados. Para isso, as unidades de produção são inspecionadas e centenas de produtos auditados.

Este compromisso envolve também a parceria da Caramuru com produtores rurais e fornecedores de matérias-primas, para que sejam respeitados todos os quesitos do plano de rastreabilidade implantado pela empresa.