Projeto Reciclar

Em sintonia com a Metodologia do Investimento Social Privado da Caramuru, o projeto Reciclar tem o objetivo de promover a consciência ambiental, o descarte correto do lixo e a inclusão social, gerando renda para os catadores de materiais recicláveis.

Criada em 2005, a Estação Reciclar, projeto de coleta seletiva realizado em Itumbiara, funcionava em um galpão alugado e o serviço era feito de porta em porta pela cidade. Desde 2012, a Caramuru apoia a iniciativa. Estação Reciclar segue a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que visa auxiliar instituições de catadores de materiais recicláveis, regularizar a profissão, tirá-los dos aterros sanitários e criar boas condições de trabalho.

Além disso, tem o objetivo de gerar emprego e uma renda fixa mensal para os associados. O primeiro passo do Grupo ao ingressar na ação foi institucionalizar a Estação Reciclar. Em seguida, foram elaborados – com o auxílio de outros parceiros – o Estatuto e a Ata de Constituição bem como escolhida a diretoria da entidade. Paralelamente a isso, a Caramuru começou a trabalhar junto com a prefeitura para buscar uma nova sede – mais ampla e com melhor estrutura – para a instituição. A mudança da Estação Reciclar para o novo galpão aconteceu em novembro de 2014.

Desde então, com as parcerias, a Estação Reciclar evoluiu muito e o projeto. Em 2016, a Caramuru continuou acompanhando o projeto, dando apoio na Gestão do Negócio. Além disso, por meio de parceria com o SESI, foram oferecidos encontros semanais educativos para os filhos dos cooperados. Os resultados são motivo de muito orgulho: a renda mensal de cada cooperado praticamente quadruplicou nos últimos anos.